Muçulmano também é gente

Os defensores do casamento entre dois homens dizem que o actual contrato de casamento só permite o casamento entre um homem e uma mulher. Por isso dizem que dois homens (ou duas mulheres) não poderem casar é uma discriminação e que uma maioria não pode impor-se a uma minoria. Esse é igualmente o argumento contra a realização do referendo (é curioso, diga-se de passagem, que admitam implicitamente que a vontade do parlamento pode ser contrária à da população portuguesa).

É uma questão de igualdade, dizem.

Mas se é uma questão de igualdade, não há qualquer motivo para que não levem esse desejo de igualdade até ao limite da coerência. A bem da coerência, têm o dever intelectual de defenderem igualmente o casamento poligâmico ou o casamento incestuoso por exemplo.

A preocupação dos defensores do casamento homossexual é a igualdade mas não parecem de todo preocupados em que todos os cidadãos residentes em Portugal beneficiem dessa igualdade (esta é só para os amigos e correligionários, pelos vistos). Um muçulmano que se queira casar com mais do que uma mulher é portanto um parente pobre da república portuguesa. Aliás, não fazem questão de o disfarçar. Ainda ontem, no programa de “debate” (chamemos-lhe assim) Prós e Contras, o deputado socialista Miguel Vale de Almeida fez questão de ridicularizar quem referiu essa situação (“não respondo ao argumento porque não é um argumento sequer”, disse o deputado, que todavia tinha a obrigação de ser mais sensível face à discriminação de grupos minoritários). É uma situação ultra-minoritária, argumentam. Mas se isto é verdade, não é menos verdade que a homossexualidade também é ultra-minoritária, apesar de provavelmente haver mais homossexuais em Portugal do que muçulmanos ou outros adeptos da poligamia.

Assim, das duas, uma: ou uma minoria nunca pode ser discriminada (a bem da coerência) ou pode ser discriminada desde que as suas ideias/práticas não estejam na mó de cima e não tenham relevância dentro da maioria política do momento.

Filipe A. Brantes