Em antagônico conceito ao ativismo

Aquele que afadigado procura incessante o previsível templo erigido em mãos levantadas, que aparentemente flameja o fogo da convicção, este não entende que o desenvolvimento intelectual na pós-modernidade aniquilou por definitivo os ímpetos de toda e qualquer investida aos representantes do divino, e com eles o que antes convergia à dependência do homem na pura confiabilidade aos seus próximos. O que nos diz os tais são as tentativas de reestruturação perdida da publicidade da mentalidade cristã como nos átrios do missionarismo do bíblico Paulo, arrebatador na antiga retórica da propagação do evangelho, porém demonstrando-se, atualmente, mera caracterização da expansão denominacional em seus detalhes fundamentais, e ínfimos: número, manutenção, hierarquia.

Certo que a ingenuidade de poucos é usada em respaldo à desfiguração da caminhada paulina, mas o entrave ao esquecimento do evangelho como pressuposto de disseminação a qualquer custo é a mentalidade dependente do institucionalismo, e aquela que também exige sua ruína.

Como contrapesos deleitados à balança, o ativismo contrário à instituição, que prega sua eliminação, difere da constatação intrínseca do fossilizado templo, que na inutilidade oferece os adornos do entretenimento. O ativista antidenominacional não subsiste e é sustentado pela mesma instituição que lhe proporciona o rancor característico, fazendo-se conseqüentemente dolorosa vítima.

O desprezo à instituição – portanto, em antagônico conceito ao ativismo -, está além dessa visualização, ultrapassando-a para além de seus muros, porquanto desprezar se encontra em patamares elevados da personalidade humana.

Por essa discrepância Frank Viola é o autor dentre outros que representa o cristalizado ativismo, evidenciado em Pagan Christianity em seu palavreado característico dos convictos, os mesmos que enrijecem a filosofia cristã, e forçosamente irresoluto; Reimagining Church talvez seja a tentativa de se desvencilhar da precípua identidade reconhecida nos anteriores textos, ainda exalantes das tendências timidamente afloradas, e por isso convincente somente às ditas vítimas.

Anúncios